Napureza

NAPUREZA

É natureza, é pureza, é o natural, é a simplicidade, é a beleza.

O somatório de experiências de vida e dedicação ao reino vegetal, suas formas, cores, cheiros, sabores e energias são inspiração para a realização deste trabalho que reverencia a mãe Natureza, esta genuína apropriação vem oferecer a todos o prazer da Sua presença e o privilégio do acesso à riqueza dos seus vários usos e infinitas propriedades, medicinais, culinárias, espirituais…

Cada morada de planta, vasos, jardineiras, kokedamas, com diversos formatos e materiais, são pensados com a intenção de trazer à convivência os encantos da natureza, possibilitando a criação de espaços verdes, de jardins e hortas, com simplicidade e beleza.

Sob princípios de responsabilidade e harmonia com o meio ambiente, orientamos o cuidado no trato com as plantas, com a finalidade de produzir alimentos orgânicos e saudáveis, repletos de energia vital.

No manejo ecológico, o cultivo de nenhuma planta é pensado isoladamente, mas em um contexto abrangente que visa o equilíbrio do meio.

Respeitamos igualmente o ciclo lunar, nos baseando na agricultura orgânica, para semear, transplantar, colher, podar,… mantendo a sintonia com o Universo, beneficiando o solo, as plantas, os animais e todos os seres.

 

QUEM SOMOS

NAPUREZA surgiu com a união do trabalho de Laura e Mariana.

Laura Pilla van Erven

Sua caminhada vem sendo traçada de acordo com suas próprias vivências. Quando jovem estudou psicologia e artes, vindo a estabelecer-se como design de estampas, abrindo sua própria estamparia de tecidos corridos. Estudou e trabalhou com tingimento, se especializou na técnica japonesa ‘shibori’. Seu interesse pelo natural e orgânico levou-a ao estudo dos corantes naturais, feito com plantas. No princípio da década de 90 estabeleceu moradia na Mata Atlântica, em local de difícil acesso e ‘in natura’, desde então tudo relacionado a sustentabilidade, meio ambiente, agricultura orgânica, passou a fazer parte de sua vida e ser jardineira incorporou-se a seu dia a dia. Nos últimos anos vem se dedicando com maior intensidade ao estudo das plantas, suas propriedades e características, ao manejo do solo para a transformação benéfica da terra e aos recursos naturais para o plantio e o combate às pragas. Por estar em constante busca por novas criações e soluções que possibilite mais pessoas acessarem e se beneficiarem do mundo vegetal, surgiu ‘Geranium’, e se concretizou quando em seu percurso de trabalho encontrou Mariana Moreth, a afinidade as uniu e conduzindo-as a criar NAPUREZA.

Mariana Moreth

Arquiteta de formação, paisagista-jardineira pelo encaminhamento e buscas da  vida. Trabalhou em escritórios de arquitetura no Rio de Janeiro e depois a experiência com paisagismo em São Paulo fez despertar a vontade de trabalhar com as plantas e ter um convívio em maior conexão com a natureza. A partir de 2013, quando volta ao Rio, incentivada pela necessidade de pensar as possibilidades do seu trabalho de forma mais ampla e orgânica na cidade e na sociedade,  se envolve no movimento das hortas comunitárias e oferece projetos de paisagismo com hortas, caseiras e comunitárias, de forma autônoma, com diversas parcerias e em diferentes espaços. Cursou a especialização em sociologia urbana na UERJ e desenvolveu ‘Hortalize’, trabalho com as hortas urbanas, promovendo o conhecimento e o cultivo do alimento orgânico.  Atualmente apoia e coordena a horta do Parque do Martelo, no Humaitá, incentivando a comunidade na apropriação de forma produtiva e saudável do espaço público, através também de oficinas de horticultura para crianças.

Nesta trajetória aconteceu o feliz e frutífero encontro com Laura van Erven, e logo a afinidade de pensamentos e ideias transformou a amizade em uma parceria profissional, cujo trabalho apresentamos aqui: NAPUREZA.