Tingimento Vegetal

Existem inúmeras plantas com matéria tinctória, algumas em sua taxonomia (nome) é apontado o potencial tinctório, ex: o Pau Brasil – Caesalpinia tinctória, de seu cerne extrai-se o corante vermelho; Taiúva – Maclura tinctória, seu extrato fornece corante amarelo ao pardo…

O conhecimento do uso de muitas plantas p extração de corantes já data de séculos. Em 1856 pela primeira vez foi sintetizado um corante sintético, até então todos os tingimentos eram vegetais, ou minerais ou mesmo animais. Com a descoberta dos corantes sintéticos o tingimento natural foi quase totalmente substituído pelos químicos, gerando grande prejuízo ao meio ambiente (a indústria têxtil é uma das mais poluentes).

Ainda que muito lentamente, a consciência ambiental vem despertando mentes e algumas delas tem se empenhado em trabalhar a favor de nosso planeta. São inúmeras áreas: a sustentabilidade, o plantio orgânico, o reflorestamento, a preservação das fontes de agua, enfim, a prática da consciência ecológica ….e na área da moda, decoração ou tudo relacionado ao vestuário, o tingimento natural faz a sua grande parte no compromisso com o cuidado ambiental.

Através deste site procuro colocar ao alcance de todo aquele que tenha algum interesse em Tingimento Vegetal, ensinamentos básicos. É um trabalho complexo, com infinitas variáveis, por tratar-se da impermanência das matérias naturais, sempre tendo em vista que cada planta e cada cor reage de maneira diferente ao mordente , à fibra/tecido, aos tempos de cozimento da tintura e/ou de molho no banho de tintura, o material da panela usada com a tintura e/ou mordente, se de alumínio, cobre, ferro, aço inoxidável, tudo influenciará, até mesmo a agua, se mais alcalina ou mais ácida, assim como ao se colher a matéria vegetal dependerá da época do ano, da fase da lua, do tempo da própria planta, ex. se antes da floração, se colhida no chão ou na árvore, em tempo de seca ou de chuva, o somatório dos fatores definirá o resultado final.

As fibras protêicas: seda e lã, tem afinidade com a tintura vegetal, as cores ficam mais fortes e aderem à fibra com mais facilidade, precisamos ter o cuidado de não deixar a temperatura da agua ultrapassar os 60 ‘C . Já as fibras vegetais, algodão, linho, juta, rami, necessitam passar por mais preparação para torna-las receptíveis à cor e para que as cores sejam fixas, firmes e duradouras. A temperatura da purga, mordentagem e tinturas das fibras vegetais não deve ultrapassar os 90’C.

Para a fibra/tecido aceitar o tingimento vegetal é essencial prepara-lo e o primeiro passo é a  ‘PURGA’, que vem a ser a total limpeza de resíduos que normalmente são usados na fabricação.

Receita Básica de Purga para 1 kilo de tecido

ralar 200 grs de sabão de coco; diluir em 5 litros de agua fervente; adicionar 50 ml de alcool; e 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio.

Mexer para dissolver;  Levar ao fogo por 40 min. com o tecido; Deixar esfriar; Lavar o tecido para retirar o sabão.

 

O segundo passo, é a aplicação do mordente na fibra, vale observar que pode ser feito antes do tingimento, junto ao tingimento ou depois. É de importância fundamental os mordentes, responsáveis pela aderência e permanência da tintura à fibra. Para determinadas tinturas são usados específicos mordentes,  que podem variar, para se obter outras tonalidades e mesmo mudar a cor, neste caso chamados de ‘modificadores de cor’. Existem mordentes vegetais e minerais. Os MORDENTES é um assunto tão amplo e rico que abri uma outra página somente sobre mordentagens, basta clicar na palavra ‘mordente’ em azul que será direcionado.

As medidas das receitas de matéria vegetal (orgânica) para os tingimentos e das quantidades de mordente, são sempre uma percentagem  em relação ao peso da fibra seca – WOF (Weight Of Fiber). O primeiro passo é pesar o tecido, ainda seco, antes da purga.

ex: 1 kilo de tecido – 10% WOF de pau-brasil = 100 grs

Recomendo que de cada experiência de tingimento seja guardada uma amostra com todas as etapas dos processos anotadas, a organização destas amostras se tornará um precioso guia.

 

A maioria das experiências de Tingimento Vegetal que compartilho aqui serão com shibori, que vem a ser uma técnica japonesa  ou um aprimoramento do tie dye, que como o nome diz é ‘amarrar e tingir’, o shibori amarra-se e/ou dobra-se e/ou  costura-se o tecido, fazendo com que partes do tecido não entre em contato com a tintura. Fazer Shibori é uma atividade que já faz parte de mim, nos anos 90 e após, tive a oportunidade de ir diversas vezes ao Japão, desde então iniciei-me nesta arte e no interesse do aprendizado do ÍNDIGO.

 

Extração

Os extratos devem ser preparados  antes do tingimento, geralmente o material colhido é de cascas de árvores, folhas, flores …que são armazenados em um recipiente, cobertos com agua e deixados de molho por uma noite, para depois serem fervidos por 1 hora. Dependendo da matéria vegetal faz-se mais fervuras, coa-se o primeiro cozimento, acrescenta-se mais agua e ferve-se novamente… podemos armazenar estas tinturas separadamente, pois terão tonalidades diferentes ou podemos junta-las. Todos as tinturas após a extração da cor, ou seja, depois de fervidas, são coadas, geralmente uso tecido de algodão com a trama mais fina e no caso do Índigo coo com seda.

Vale aqui mencionar que a extração do Índigo é completamente diferente, o processo é de fermentação das folhas e dedico a ele uma atenção especial neste site, pois é complexo ao mesmo tempo que mágico e maravilhoso.

 

Procedimento durante o tingimento:

Usar sempre uma panela grande o suficiente para que a fibra/tecido tenha espaço suficiente para ser movimentada, ou seja, mexida constantemente durante o tempo que se encontra na panela sendo tingida. Nunca deixar a temperatura ultrapassar os 60’C para sedas e lãs e os 90’C para fibras vegetais. Deixar a tintura esfriar com o tecido dentro ou retirar o tecido colocando-o em outro recipiente até esfriar.

 

Procedimento após o tingimento:

Após retirar o tecido do banho de tingimento e já frio, lava-lo delicadamente para retirar algum excesso que possa vir a estar depositado no tecido. Secar à sombra e guarda-lo por alguns dias, de uma a duas semanas ou mesmo mais, para então enxágua-lo devidamente com sabão neutro, uso sabão de coco. Secar sempre à sombra.

 

 

Tintura de Urucum – o urucum é colhido e retiradas as sementes, para 400 grs de semente adicionar meio copo de alcool de cereal e 1 copo de agua, esfregar com as mãos, usar luvas, para ir soltando o corante. Coar. Ao fazer a tintura acrescente 7 litros de agua e adicione a fibra, purgada e tratada com mordente de alúmen. Cozinhe a 90 graus por 1 hora. Retire a fibra, espere esfriar e enxague até sair todo excesso de corante, seque a sombra.

Tintura de açafrão – 1/4 de um copo de açafrão para 4 copos de agua. Deixar o tecido imerso em agua com sal antes do tingimento. Aquecer a tintura até 80 graus com a fibra dentro por 20 a 30 minutos. Fervendo a tintura o tom muda para amarelo mais escuro. O tecido a ser tingido com açafrão é somente purgado, sem mordente. Usando o ferro como mordente resultará num verde escuro.

No caminho para casa encontrei o chão coberto por esta flor, virando semente,   caídas de uma árvore da Mata Atlântica chamada Luehea Grandiflora. Deixei as flores de molho por 1 noite em um balde com agua suficiente para cobri-las. Fervi por 2 horas e coei extraindo a tintura. Tecido de seda preparado com mordente de alúmen. Tingido em panela de alumínio por 1 hora a 90 graus. Na ultima foto mergulhei rapidamente o tecido tingido num banho de ferro a 0,02% p 1 litro de agua depois neutralizei o ferro num banho com sal.

  • Nos 2 exemplos a seguir apliquei processos diferentes para obter o mesmo resultado, no caso a cor cinza escura.

As 3 primeiras fotos o tecido é seda e a quarta o tecido é voal de algodão. Após a purga o mordente usado foi o leite de soja, faço o leite de soja a partir do grão da soja, para 1 litros de leite (denso, forte) acrescento 8 litros de agua, coloco o tecido  e fervo a 90 graus por 1 hora deixando o tecido na panela durante a noite. Enxaguo o tecido. No Japão este processo do mordente de leite de soja é feito algumas vezes e o tecido pode ser guardado para ser tingido até mesmo meses depois. A tintura foi de folhas de quaresmeira, colhidas na árvore, picadas e deixadas de molho num balde c agua suficiente p cobri-las por 1 noite, depois todo o material do balde é transferido para  1 panela de ferro e fervido por 2 horas, deixo o material na panela de ferro por mais 2 dias e então a tintura é coada, dependendo do tom de cinza a preto que quero obter, se mais escuro, faço o mesmo processo novamente usando ao invés da agua a tintura coada. Na terceira foto, após o tingimento, aberto o shibori e enxaguado, coloquei a seda em um banho de ferro a 0,02% por meio minuto, deu o tom esverdeado.

Na primeira foto: tecido de voal de algodão, mordente de umbigo de bananeira, corto em pequenos pedaços uns 4 umbigos de bananeiras  e acrescento agua cobrindo-os, fervo por 1 hora, coo, reservo a tintura, volto o umbigo de bananeira p a panela acrescentando mais agua e fervo por mais 1 hora, coo, junto à tintura reservada e repito mais 1 vez,  este cozimento do umbigo de bananeira chamo-o de ‘tanino da bananeira’, que vem a ser um mordente. O tecido é primeiro purgado, e depois imerso no tanino de bananeira, fervido a 90 graus por 1 hora ou deixado de molho por 24 horas, após este processo usei o mordente de leite de soja, fervendo o tecido a 90 graus por 1 hora no leite de soja, esfriado e enxaguado. Fiz as dobraduras no tecido, mergulhei por 15 minutos no mordente de tanino a frio e depois num banho com ferro a 0,02 % da proporção da agua por poucos minutos. Neutralizei num banho de agua e sal por 20 min.

A segunda foto o tecido é algodão e a terceira foto, o tecido é voal de algodão, purgado, fiz as dobraduras. processo de mordentagem: primeiro fervi a 90 graus por 1 hora  no mordente de alúmem, no dia seguinte, segunda etapa: fervi por 1 hora a 90 graus no mordente de tanino de bananeira, na terceira etapa submergi o tecido na panela de ferro com tintura de folhas de tanino, folhas de araça e folhas de goiabeira, ou seja, tintura de cor preta, fervi a 90 graus por 1 hora. Neutralizei num banho de agua e sal por 20 min.

  • Abaixo as fotos para exemplificar o que é um MODIFICADOR DE COR, no caso usei umas poucas gotas de amoníaco, pois é altamente alcalino, poderia ser outro solução alcalina, ex.: carbonato de sódio ou mesmo uma tintura do fruto de caqui ainda verde. O vinagre é outro modificador de cor, neste caso tornando a tintura ácida, é usado no tingimento vegetal para determinados resultados, geralmente dá mais luminosidade à cor.

Folhas de dracena vermelha (Cordyline terminalis), bastante picadas e colocadas em um pote de vidro com agua, deixei a tintura por uns dias, mergulhei 2 tecidos de seda, com mordente de alúmem e com as dobraduras de shibori, deixei de molho dentro do pote por 1 dia, retirei os tecidos (shiboris) com a cor vinho, pinguei umas gotas de amoníaco na tintura (pode ser outra solução alcalina) e a cor mudou para o tom esverdeado, coloquei 1 dos shiboris, com a cor vinho, dentro do pote, retirei meia hora depois.

Todos os tecidos são de Linho, o azul da primeira foto foi feito com folhas frescas de Índigo com sal; a segunda foto o linho foi previamente tratado com os mordentes de Tanino – Alúmem – Tanino, nas 3 etapas que explico na pagina de mordentes e tingidos com Urucum; a terceira foto o mordente usado foi AA (acetato de alumínio) e a tintura foi de Rúbia Tinctorum; a quarta foto o mordente usado foi também AA e a tintura de Catuaba.

Fibra vegetal, Linho, cada cor com uma preparação específica de mordentagem depois de terem sido purgados, ou seja, bem lavados, para por último receberem a tintura vegetal: os tons avermelhados explico nas fotos acima, a cor castanha clara usei mordente AA e tintura de folhas de eucalipto; os amarelos não receberam mordente e a tintura foi de açafrão fresco ; o azul não recebeu mordente e foi tingido com índigo com o processo tradicional de fazer a tina.

Tecidos de seda e de algodão purgado e preparado com o mordente de alúmem. Tecido de seda com shibori. Tintura de flores de Semânia.